No fim da tarde deste domingo (1°), o Ministério da Saúde recebeu a segunda remessa de vacinas da Pfizer, com mais 1,05 milhão de doses que serão entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI) para serem distribuídas aos estados e municípios do Brasil. Com isso, foi completa a entrega de 2,1 milhões de doses do imunizante, que foi igualmente dividida em dois voos vindos dos Estados Unidos.
O primeiro avião trazendo os imunizantes pousou pela manhã no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, com 1,053 milhão de doses. De acordo com o balanço divulgado pelo ministério neste sábado (31), o PNI já distribuiu 23,6 milhões de doses da Pfizer para todo o país.
O contrato entre a Pfizer e o Ministério da Saúde prevê a entrega de 100 milhões de doses até setembro e outros 100 milhões entre outubro e dezembro.
Vacinação no Brasil
Desde o início da campanha de vacinação contra Covid19, em janeiro, o Brasil já aplicou mais de 100 milhões primeiras doses. A marca representa 62,5% do público elegível com 18 anos ou mais. Além disso, mais 40 milhões de pessoas já completaram o esquema vacinal, ou seja, 25% dos 160 milhões de brasileiros.
De acordo com o Ministério da Saúde, o governo federal já distribuiu mais de 184 milhões de doses aos estados e Distrito Federal. O investimento foi de mais de R$ 168 bilhões. Além das doses da Pfizer, o PNI recebeu 86,5 milhões de doses da AstraZeneca, 69,5 milhões da CoronaVac e 4,7 milhões da Janssen.
[tdj-leia-tambem]