Mulher segurando seringa de vacina
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Neste domingo (14), o governo da Áustria anunciou que todas as pessoas não completaram a vacinação contra Covid no país serão confinadas. A medida, desenvolvida para conter a propagação do vírus, entra em vigor na segunda-feira (15).

No país, apenas cerca de 65% da população recebeu as duas doses da vacina. Esse percentual fica inferior à média europeia, de 67%. “A situação é grave […]. Não adotamos a medida de maneira leve, mas infelizmente é necessária”, disse o chanceler Alexander Schallenberg, durante entrevista coletiva em Viena. Além disso, o chanceler relatou que o índice de vacinação da Áustria está “vergonhosamente baixo”.

Como funcionará?

Assim, a partir de segunda-feira (15), pessoas a partir de 12 anos de idade que não completaram o esquema vacinal contra a Covid não poderão sair de casas, exceto para fazer comprar essenciais, praticar atividades físicas ou receber atendimento médico.

Os estados da Alta Áustria e Salzburgo, que registram os piores índices de contágio, as medidas de confinamentos começaram a ser aplicadas na segunda-feira da semana passada.

De acordo o ministro da Saúde, Wolfgang Mückstein, o governo avaliará os resultados das restrições por dez dias. Além disso, Mückstein pediu às pessoas hesitantes, que aceitem a vacina o mais rápido possível.

Neste sábado (13), a Áustria registrou mais de 13 mil novos casos de Covid-19, o maior número desde o início da pandemia no país, que tem pouco mais de 9,8 milhões de habitantes.

[tdj-leia-tambem]