Nesta quinta-feira (14), durante uma entrevista, Anurag Srivastava, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, colocou em dúvida as afirmações sobre o envio das doses de vacina para o Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, a compra com o Instituto Serum é das vacinas Oxford/AstraZeneca.

Quando perguntado sobre as declarações do envio das vacinas para o Brasil, Srivastava disse que “é muito cedo para fazer comentários específicos sobre a exportação da vacina contra covid-19 da Índia para outros países, porque nós ainda estamos na fase de produção e distribuição domésticas e avaliando nossas necessidades aqui”.

Segundo o jornal Hindustan Times, a Índia ainda não tem um planejamento finalizado de exportação de vacinas. Com isso, o governo brasileiro pode ter se antecipado no anúncio da compra. Além disso, de acordo com o jornal Times of India, a prioridade do país é a campanha de vacinação local. A imunização na Índia deve começar no sábado (16) e será a maior do mundo.

Nesta quinta-feira (14), o governo do Brasil enviou um avião da Força Aérea Brasileira até Mumbai, na Índia, para buscar as doses da vacina. Assim, a Anvisa vai realizar uma reunião para analisar o uso emergencial do imunizante no domingo (17).

Atualmente, a Índia é o segundo país mais populoso e o segundo com mais casos de Covid-19 no mundo, com 10,5 milhões de infectados. Também é o terceiro com mais mortes, cerca de 151 mil óbitos desde o início da pandemia.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do R7.