
Quem estava aguardando o agendamento para a vacinação de idosos com 72 anos ou mais, nesta quinta (18), percebeu que o portal da Prefeitura de Jundiaí apresentou pequenas falhas – rápidas e que em nada comprometeram o trabalho realizado. É que 30 minutos antes da abertura para o preenchimento das vagas, o sistema administrado pela Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí) já acusava de 15 a 20 mil pessoas buscando acesso à agenda.
De acordo com Márcio Carpi, coordenador de novos projetos da Cijun, assim que o agendamento foi liberado no sistema, 3 mil pessoas concluíram o cadastro somente nos primeiros 15 minutos. No total, 7.150 agendamentos foram feitos no sistema, segundo a Prefeitura, num período de quatro horas – tanto pelo portal quanto pelo aplicativo.
Para suportar todos os acessos feitos ao portal simultaneamente, além dos demais serviços on-line oferecidos pela Prefeitura, a Cijun ampliou a capacidade durante os agendamentos utilizando quatro servidores. “Em dias normais, o portal chega a ter 130 mil acessos. A maior procura é pela área de Finanças, que chega a 30% do total”, contou Carpi.
As oscilações no sistema, ainda segundo o coordenador, também aconteceram porque muitas pessoas estavam atualizando o portal ao mesmo tempo. “Enquanto aguardavam a abertura do processo de agendamento, muita gente ficou apertando a tecla F5. Isso também contribuiu para a sobrecarga”.
Todas as informações passadas pelos interessados no agendamento são checadas e validadas pelo sistema, o que evita, por exemplo, que uma pessoa que não pertença ao grupo destinado à vacinação consiga fazer a inscrição.
“Achei bem fácil de fazer, preenchi os dados que foram solicitados e a confirmação foi muito rápida”, explicou a assistente judiciária Teresa Raquel Simões, que fez a inscrição para o pai de 73 anos.
“Consegui fazer o cadastro da minha mãe de 72 anos. Achei muito fácil, a Prefeitura está de parabéns pelo processo que estão fazendo, estamos na frente de muitas cidades”, afirmou a jornalista Maria Theodora Molena Peró.
Alta tecnologia
Presidida por Amauri Marquezi de Luca, a Cijun foi criada em 1991 com a finalidade de gerar soluções em Tecnologia de Informação voltadas para sistemas de gestão pública, suporte, treinamento, central de atendimento e infraestrutura.
“É um avanço muito grande para o município, pois as pessoas podem acessar todas as informações. No caso dos agendamentos, elas têm acesso aos dados, locais, opções de horário… isso tudo com o pessoal da Saúde monitorando e, nos postos de vacinação, conferindo os cadastros em tempo real por meio dos tablets”, comentou Carpi.

Vacinação
A vacinação para o grupo de idosos 72+ terá a aplicação da vacina entre os dias 20 a 26 deste mês, tanto no Parque da Uva, em sistema drive-thru, quanto em postos fixos em locais de fácil acesso para a população.
[tdj-leia-tambem]
“A sistemática de agendamento foi bem aceita em Jundiaí, facilitando o acesso para as pessoas que podem ir até o posto de vacinação ou no drive-thru. A grande procura e o rápido agendamento é reflexo do aumento no número de pessoas dos grupos. Na faixa de 70 anos o número é expressivo e a quantidade de doses recebidas não foi suficiente para o agendamento de todos”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente.
As pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida que fazem parte do grupo podem agendar pela Central de Agendamento de Consultas (CAC), pelo telefone 4531-8670 ou pelo telefone junto da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.