
Neste domingo (11), um vídeo publicado nas redes sociais mostra uma praia deserta no Guarujá, litoral de São Paulo, com centenas de banhistas desrespeitando as medidas restritivas contra a Covid19. Na Praia do Sangava, as pessoas circulavam sem máscaras, bebendo e com caixas de som, cadeiras e guarda-sóis na faixa de areia.
Essa praia, assim como todas as outras da Baixada Santista, está com acesso proibido desde o dia 15 de março, com o objetivo de controlar a disseminação do vírus na fase emergencial do Plano SP. No entanto, mesmo com a determinação do governo municipal, o dia ensolarado levou várias pessoas para a praia no final de semana.
A Praia do Sangava possui aproximadamente 90 metros de extensão e o acesso é feito por uma trilha através da Praia do Góes, ou pelo mar com embarcações, que também foram flagradas paradas próximas ao local.
Denúncias
A Prefeitura de Guarujá informou, em nota, que tanto a fiscalização municipal, quanto a Guarda Civil Municipal não receberam nenhuma denúncia de aglomeração no Sangava. Pelo local ser deserto e de pouco acesso, a prefeitura ressalta a importância de denunciar esses casos.
De acordo com informações do município, a fiscalização nas praias urbanas ocorre diariamente, para monitorar e impedir casos de aglomerações. Além disso, a prefeitura diz lamentar a falta de consciência das pessoas que insistem em se aglomerar nestas condições.
A gestão destaca que, sem a colaboração da população, o poder público não conseguirá sozinho controlar a disseminação desenfreada da Covid19, e consequentemente, a piora da pandemia.
Seja no litoral ou na capital, as aglomerações e o desrespeito só pioram a situação pandêmica do país. Em São Paulo, o Comitê de Blitze fechou diversos estabelecimentos por desrespeito às medidas preventivas, neste final de semana.
Em Campo Limpo Paulista, a conhecida churrascaria, Tordilho Negro, também foi fechada após registro de aglomeração no local, no sábado.