
Em 10 postos de vacinação contra a Influenza e dois postos específicos para a Covid19, organizados pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, as equipes da Prefeitura de Jundiaí aplicaram 12 mil doses de vacinas para os públicos determinados a cada imunizante, neste sábado (15).
Os idosos com 60 anos ou mais (agendados) e os professores das redes públicas e privadas (demanda livre) respondem por 10 mil doses de vacina contra a Influenza reservadas para aplicação no dia. Dona Elizabete Polessi de Lima, 67 anos, moradora na Vila Helena, recebeu uma das doses de Influenza. Ela agendou a aplicação na Nova UBS Maringá. Animada, a idosa se diz tranquila. “Já recebi a dose da Covid e agora a da gripe. Mas é necessário manter o cuidado com o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento. Todos precisam se cuidar”, comenta.

Morador na Vila Rami, Angeli Gimenez Figueira, 77 anos, tomou as duas doses contra o novo coronavírus entre março e abril. Neste sábado (15), foi a vez de tomar a vacina contra a gripe. “Eu não tomava essa vacina contra a Influenza, comecei há dois anos e estou muito satisfeito. Nunca mais tive gripe”, comemora.
Já dona Vera Lucia Bergu foi até o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Aramis Polli para receber a primeira dose de vacina contra a Covid19, pelo grupo de pessoas com comorbidades e idade entre 55 a 59 anos. “Todos estão de parabéns. A equipe a Prefeitura está de parabéns pela organização, atenção e cuidado com a população”, elogiou a mulher, logo após receber a dose de vacina AstraZeneca.

Prazos
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente, a aplicação neste sábado segue até 16h. “No momento estão em andamento duas campanhas simultâneas de vacinação. As pessoas que estão no aguardo da recepção da dose contra a Covid, devem priorizar a vacina contra o novo coronavírus. É necessário o intervalo de 14 dias entre uma dose e outra, por isso as pessoas devem, antes de buscar pela imunização contra a gripe, verificar o cartão de vacinação da Covid19”, explica.
[tdj-leia-tambem]
A enfermeira explica que quem recebeu a vacina contra a COVID-19 no dia 26 de fevereiro ou entre 1 a 6 de março a primeira dose de AstraZeneca ou entre 24 a 27 de abril a primeira dose de Coronavac, deve aguardar para receber a segunda dose contra a COVID-19, que terá agendamento nesta semana.