leitos sv

Ao que tudo indica, Jundiaí e as seis cidades que compõem a Aglomeração Urbana devem regredir amanhã (3) para a fase vermelha do Plano SP de enfrentamento ao novo coronavírus – a mais restritiva.

A Prefeitura não confirma a informação, já ventilada após reunião do governador João Doria (PSDB), na tarde desta terça (2), com secretários estaduais e numa videoconferência com prefeitos paulistas, mas admitiu ao Tribuna de Jundiaí que já espera pela adoção de “novas medidas” na atualização prevista para esta quarta.

Em nota, o poder público anunciou a criação de mais 10 leitos de retaguarda, usando a estrutura do Hospital Santa Elisa (particular), para servir a pacientes das demais demandas atendidas pelo Hospital São Vicente de Paulo. Seis deles entraram em operação hoje (2), conforme a Prefeitura, e outros quatro serão usados a partir da próxima semana.

Na sexta (26), o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) já havia adiantado que 16 leitos de ortopedia do São Vicente também já foram colocados à disposição de pessoas com a doença, de maneira híbrida (podem ser transformados em leitos de UTI caso haja necessidade).

[tdj-leia-tambem]

Além deles, a Saúde de Jundiaí conta com mais 40 leitos do Hospital Regional, “garantindo a assistência necessária para atender a todos que necessitam de serviços de saúde”.

85% de ocupação

Até o momento, segundo a Prefeitura, a cidade contabiliza 85% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública ocupados. “Nesse contexto, Jundiaí acompanha o Plano SP, que será atualizado na próxima quarta-feira (3), para adoção de novas medidas”, completou, na nota enviada.

O governo municipal reforçou que é “fundamental que a população mantenha o atendimento às regras sanitárias, como o uso de máscara, higienização frequente das mãos, uso de álcool em gel, bem como o distanciamento social”.

Campinas já decretou a volta à fase vermelha e a Prefeitura de Louveira anunciou que o número de casos suspeitos da doença cresceu 93% em quatro dias: pulou de 96, na sexta (26), para 185 nesta terça (2). Na cidade, 80% dos leitos de UTI já estão ocupados, segundo a Prefeitura.

Estado

No anúncio de Doria desta quarta (3), sobre as ações contra o novo coronavírus, já é dado como certo que todo o Estado deva voltar à fase vermelha. O tema, inclusive, já teria sido tratado com prefeitos numa videoconferência – feita pelo Palácio dos Bandeirantes.

O governador está pressionado a tomar a atitude após apelos do Centro de Contingência e também pelos números, que apontam aumento de casos e internações no Estado. Na fase mais restritiva do Plano SP, comércios e serviços não essenciais devem permanecer fechados.

Antes do anúncio, uma nova reunião é aguardada para definir a data de início da nova fase (se já será decretada para começar quinta, dia 4, ou sábado, dia 6) e também se as aulas serão interrompidas. Há resistência dentro do governo tucano de fechar as escolas. (com informações da CNN)