
O primeiro lote da vacina Coronavac chegou ao Brasil nesta quinta-feira (19), por volta das 07h40. O avião turco carregando as 120 mil doses do imunizante saiu da China na segunda-feira (16) e pousou no Aeroporto Internacional de Cumbica hoje.
Além disso, o Instituto Butantan deve receber 600 litros de matéria-prima do laboratório chinês Sinovac para que comecem a produção local em massa. A expectativa é que sejam produzidas até 46 milhões de doses até janeiro de 2021.
A vacina é produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Burantan e está na terceira fase de testes. Nesta fase é garantida a eficácia do imunizante e apenas depois dessa etapa pode ser aplicada na população. Para que comecem as vacinações, o produto ainda precisa da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Esta semana, a revista científica The Lancet divulgou estudos da Coronavac mostrando que o imunizante é seguro e pode produzir resposta imune depois de 28 dias da aplicação em 97% dos casos.