
Quarentena e isolamento, embora deem a sensação de distanciamento, são aplicadas em diferentes situações.
Quarentena é a medida que todos, doentes ou não, devem seguir em respeito a decretos municipais, estaduais ou federais. Segundo a Portaria nº 356/3020, a medida é adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário.
Já o isolamento é indicado para separar pessoas sintomáticas e assintomáticas com o objetivo de evitar a propagação de um vírus, nesse caso, o Sars-Cov-2, que causa a doença chamada de Covid-19.
O isolamento pode ser realizado no ambiente domiciliar ou hospitalar e, segundo o Ministério da Saúde, por 14 dias, podendo ser estendido dependendo do resultado dos exames.
Viajantes, desde o dia 13 de março, também estão na lista de pessoas que devem ficar isoladas ao retornarem para o Brasil. Neste caso, o isolamento é de sete dias. Se neste período, o indivíduo manifestar febre com tosse e falta de ar , a recomendação é procurar uma unidade de saúde. No caso de sintomas leves, como tosse, coriza, mal-estar ou febre, uma opção é ligar para o 136 para que uma equipe de saúde passe as devidas orientações.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		