
Durante uma entrevista coletiva em Hortolândia, o governador João Doria (PSFB) disse que a região de Jundiaí poderá avançar para a Fase Verde do Plano São Paulo. A reclassificação das cidades deve ser anunciada no dia 9 de outubro. Esse plano é a estratégia para retomada segura da economia do estado durante a pandemia do coronavírus.
De acordo com Doria, a região apresenta melhora nos índices sanitários. Além disso, a diminuição da ocupação de leitos nas UTIs contribuem para a possibilidade de maior flexibilização.
“O índice de ocupação de leitos de UTI para pacientes Covid é de 39,5%, o mais baixo desde o início da pandemia. E esse é um índice muito importante. Temos ainda redução no número de casos e no número de mortes”, afirmou Doria, citando dados de Campinas.
Doria ainda disse estar alertando os prefeitos das cidades sobre o controle de vigilância sanitária e reforço nas estratégias de evitar aglomerações e o uso da máscara. “Tomando esse cuidado, essa região toda poderá, sim, ser beneficiada com uma nova etapa, seguindo para o campo verde”, concluiu o governador. Essa fase é a que tem menos restrições no Plano São Paulo.
Enquanto isso, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, informou que diante das melhoras, São Paulo pode se preparar para o retorno de cirurgias eletivas em hospitais estaduais. A Secretaria de Saúde deve começar a programação para a retomada desses procedimentos no próximo final de semana.
No último boletim epidemiológico da Prefeitura de Jundiaí, a cidade já foram registrou 408 óbitos e 12.511 diagnósticos positivos para Covid-19. Os leitos públicos de UTI para tratamento da doença estão em 16% de ocupação. Em contrapartida, os leitos privados de UTI geral estão 56% ocupados.