Festa Santo Forte em evento antes da pandemia
Foto: Victor Vivacqua/Divulgação

Chegando aos 588 desde o começo da Pandemia, chegaram ao fim as restrições no estado de São Paulo. A partir da próxima segunda-feira (01), todos os estabelecimentos podem funcionar com capacidade máxima, sem limite de horário ou determinação de espaço.

Festas, baladas, shows, eventos com torcida estão autorizados sem qualquer restrição a partir da data. Algumas dessas atividades já estavam ocorrendo no estado, mas ainda tinham que seguir regras, como manter o público sentado e não atender a capacidade total.

Agora a única norma obrigatória no estado são o uso de máscara e a exigência do passaporte da vacina em eventos com mais de 500 pessoas. O distanciamento deixa de ser regra e passa a ser apenas uma recomendação das autoridades estaduais.

[tdj-leia-tambem]

É a primeira vez desde 22 de março de 2020, quando o governador João Doria (PSDB) decretou quarentena no estado para conter a disseminação do vírus da Covid19, que os estabelecimentos comerciais de todos os tipos poderão funcionar sem restrições.

Em agosto, quando falou sobre o fim das restrições para novembro, o governo trabalhava com a expectativa de chegar nesta data com 90% da população do estado vacinada com duas doses, ou a dose única.

Mesmo que a meta ainda não tenha sido alcançada, a liberação continua sendo mantida. São Paulo é o estado brasileiro em que a cobertura vacinal está mais avançada, com 87% da população adulta já com o esquema de vacina contra a Covid completo. Em relação a toda a população, 67,5% receberam as duas doses.

Fonte: Folha de S. Paulo.