Nesta terça-feira (12), uma reunião de governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello deverá definir o cronograma de vacinação contra Covid-19 no Brasil. De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), os estados irão pedir ao governo federal que a campanha comece na mesma data em todo o país.

“Estou esperançoso que vamos sair desta agenda com uma data para iniciar a vacinação nas 27 Unidades da Federação, dependendo da liberação da Anvisa, de 22 a 27 de janeiro”, disse Dias.

Ainda na semana passada, o ministério informou que a vacinação deverá ser simultânea em todo o Brasil. Ou seja, cada estado do país receberá um percentual de doses de acordo com a população.

[tdj-leia-tambem]

Os governadores devem solicitar a inclusão de equipes na rede pública para a orientação sobre possíveis efeitos colaterais da vacina. A Anvisa avalia a autorização do uso emergencial dos imunizantes. Isso garante o início da campanha de vacinação para os grupos prioritários antes do fim dos estudos.

A agência também iniciou a avaliação do pedido feito pela Fiocruz para a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Além disso, a Anvisa informou que ainda não recebeu documentos necessários do Instituto Butantan para a análise da Coronavac.

De acordo com Welligton Dias, na última semana demos “passos importantes”. No entanto, é preciso organizar um observatório nacional para as mutações do novo coronavírus. Também comenta que devem articular uma rede de comunicação para evitar “informações distorcidas”, segundo ele.