mulher jovem de cabelos castanhos usando máscara de proteção PFF2
Foto: Freepik

Anunciada pelo prefeito Eduardo Paes, o Rio de Janeiro confirmou que acabará com a obrigatoriedade de máscaras, inclusive em lugares fechados, a partir desta terça-feira (8). A medida foi decretada após reunião do Comitê Científico da prefeitura na manhã de segunda-feira (7).

Segundo Paes, a medida foi aprovada pelo comitê e será oficializada por meio de um decreto publicado no Diário Oficial. Com isso, estabelecimentos públicos e privados deixam de ser obrigados a exigir o uso de máscaras em suas instalações.

Segundo o texto publicado pelo prefeito em sua rede social, “fica desobrigado o uso de máscaras faciais para o acesso e a permanência de indivíduos nas dependências nos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, bem como os órgãos públicos municipais e os demais locais, ambientes e veículos de uso público restrito ou controlado”.

[tdj-leia-tambem]

O fim da obrigatoriedade vale para repartições públicas, comércio e transporte público, por exemplo. A proibição também chega ao fim em boates e casas de shows e academias.

O decreto de Paes ainda prevê o fim da exigência de passaporte vacinal para a entrada em eventos e estabelecimentos na cidade. A exigência estará automaticamente cancelada quando a cidade atingir 70% de imunização com a dose de reforço entre a população com 18 anos ou mais. O prefeito previu que isso deve ocorrer em um prazo de três semanas, caso o esforço para completar a aplicação da terceira dose tenha resultado.