Na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou que a cidade irá interromper temporariamente a vacinação contra Covid-19 por não ter recebido novas doses dos imunizantes. De acordo com a mensagem, publicada nas redes sociais, ainda hoje serão vacinados os idosos com 84 anos, e os de 83 anos, amanhã.

“Estamos prontos e já vacinamos 244.852 pessoas. Só precisamos que a vacina chegue. Nova leva deve chegar do Butantan na próxima semana”, disse o prefeito do Rio.

 

“Hoje estão sendo vacinados os de 84 anos, amanhã ainda conseguimos vacinar os de 83. Mas infelizmente é impossível fazer isso sem vacina. Dependemos do Butantan e da Fiocruz para continuar recebendo as vacinas e continuar a vacinação. Havia expectativa de chegar mais doses no fim de semana, o que não aconteceu, e quando o secretário me informou hoje pela manhã, eu já fiz a comunicação de que vamos suspender na quarta-feira”, afirmou Eduardo Paes, em entrevista à GloboNews.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a previsão de chegada das novas remessas é semana que vem. Ainda de acordo com a pasta, a aplicação da segunda dose está garantida. A suspensão temporária do calendário de vacinação ocorre devido a antecipação da campanha na cidade.

“Já foi feita a reserva anteriormente das segundas doses. Temos mais doses, mas o comando é de que elas sejam guardadas para a segunda dose. Amanhã ou quarta, estaremos começando a aplicar as segundas doses”, explicou o prefeito.

Resposta do Butantan

O instituto paulista negou a existência da expectativa de novas doses das vacinas para este final de semana. Além disso, destacou que o Butantan não fornece as vacinas diretamente aos estados, e sim ao Ministério da Saúde.

De acordo com o Butantan, todas as vacinas programadas para serem entregues em janeiro já foram enviadas. Agora, o trabalho é concluir a fabricação da quantidade prevista para fevereiro.

[tdj-leia-tambem]