Leito de UTI do Hospital São Vicente. (Foto: Divulgação)
Leito de UTI do Hospital São Vicente. (Foto: Divulgação)

As campanhas de vacinação contra Covid19 segue avançando e já dá sinais de melhoria: de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o número de hospitalizações em decorrência da doença é o menor em 8 meses.

Neste domingo (1°), o registro de internações em enfermarias paulistas ficou abaixo de 5 mil. No entanto, as autoridades destacam que os números ainda são altos, e a variante delta do coronavírus, que é mais transmissível, segue sendo uma preocupação.

Atualmente, há 10.284 pacientes com Covid19 internados entre enfermaria e terapia intensiva. São 5.328 internados em UTIs, que estão com taxa de ocupação de 50,5% no estado e 46,6% na Grande São Paulo. Em Jundiaí, os leitos públicos de UTI para Covid19 estão em 54% de ocupação; já os leitos privados de UTI geral estão 67% ocupados.

[tdj-leia-tambem]

O governo estadual destaca a queda nas hospitalizações como justificativa para reduzir as medidas de restrições ao comércio. A partir deste domingo (1°), a ocupação nos estabelecimentos subiu para 80% e o horário limite passou a ser meia-noite.

O Palácio dos Bandeirantes prometeu ainda que o dia 17 de agosto será o fim das restrições, com a imunização de todos os paulistas maiores de 18 anos, pelo menos com a primeira dose da vacina contra a Covid19.