O secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou nesta segunda-feira (19), que um novo ciclo de vacinação contra covid-19 irá se iniciar em 17 de janeiro de 2022, em todo o estado. “Assim como fazemos em relação à vacina da gripe, essa nova fase de imunização se iniciará em janeiro do próximo ano, exatamente no dia em que vacinamos a primeira brasileira em São Paulo, Mônica Calazans” disse o secretário.
[tdj-leia-tambem]
Gorinchteyn ainda afirmou que não se trata de uma dose de reforço “Não é um reforço, é apenas uma necessidade que temos de estar, sempre, fazendo uma proteção. Reforço vacinal seria apenas se fosse uma terceira ou quarta dose. Estamos seguindo a prerrogativa das vacinas para vírus respiratórios como o da gripe, que anualmente recebe imunização.”
Segundo ele, a expectativa é que o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) também tenham o entendimento de que é necessário esse novo ciclo em janeiro, apesar do governo de São Paulo iniciar a campanha independente de consentimento “O Estado de São Paulo vai iniciar seguramente o uma nova campanha a partir de 17 de janeiro de 2022. Nós entendemos que nessa articulação, junto com o próprio Ministério da Saúde e o Conass, também terão esse entendimento, para que seja possível expandir essa nova fase da vacinação não apenas em São Paulo, mas para todo o país” completou.