Fachada do Hospital São Vicente. (Foto: Divulgação)
Fachada do Hospital São Vicente. (Foto: Divulgação)

Os 20 últimos leitos disponíveis no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) para o tratamento aos pacientes suspeitos ou confirmados de Covid19 foram ocupados no início da tarde deste domingo (21), com isso a instituição alcançou 100% de sua estrutura de leitos de internação dedicados à pandemia.

A partir das 13 horas de hoje, a estrutura passa a contar com 103 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 129 em enfermaria, totalizando os 232 leitos públicos de internação existentes dedicados para Covid-19 em Jundiaí. Esta foi a nona ampliação nos leitos neste mês de março.

A Prefeitura de Jundiaí informa que caso não seja contida a circulação do Coronavírus na cidade o atendimento corre o risco de ser prejudicado. Entre segunda-feira (15) até o meio-dia de domingo (21), 173 pessoas foram internadas por Covid19 no HSV. Crescimento de 35% em menos de sete dias.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera, informa que, a partir de agora, se forem necessárias novas ampliações, o município terá que fazer grandes alterações, inclusive com medidas extremas em setores externos ao Hospital. “Precisamos da colaboração de toda a população, que cada um faça a sua parte e mantenha os cuidados individuais e coletivos”, declara.

O prefeito Luiz Fernando Machado declara que a administração não está medindo esforços para não deixar os pacientes sem atendimento e pede a ajuda da população para diminuir a circulação do vírus e a pressão no sistema hospital. “Chegamos ao limite estrutural do São Vicente. Sempre vale lembrar para que as pessoas não aglomerem, saiam de casa somente se necessário, utilizem sempre máscara e façam a constante higienização das mãos”, afirma .

Para alcançar a ampliação de mais 20 leitos em 24h, o HSV transferiu o Pronto Socorro Geral para o Pronto Socorro Ortopédico,  localizado na entrada pela rua Anchieta. “A imensa estrutura do HSV está tomada pelo atendimento Covid19. A pressão está intensa. O vírus só circula com a carona dada pelas pessoas. Se não há movimentação, não há circulação de vírus. É essencial a colaboração de todos”, ressalta.

Números

Na semana passada, Jundiaí havia vivenciado a pior semana de toda a pandemia,  com o recorde de 129 internações, 48% mais que no pior pico do ano passado, quando foram registradas 99. Contudo, entre os dias 15 ao meio-dia de domingo (21) , o número foi ainda maior, 173 pessoas deram entrada no HSV com Covid.

O resultado reflete o que acontece nos serviços de atendimento exclusivo Covid19 da cidade. Na semana anterior foram registrados 3,6 mil pessoas em busca de atendimento entre as  Unidades Sentinelas de Jundiaí é PAs exclusivos Covid. Desse total, 50% tem positividade para a doença é 10% desenvolverá a forma grave da doença.

Com informações da assessoria de imprensa.