
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, Jundiaí ainda contabiliza cerca de 120 mil pessoas com alguma dose de vacina contra Covid atrasada. A maior fatia é de pessoas que não buscaram pela dose adicional ou terceira dose.
Seja por ligações de telefone fixo, celular ou via WhatsApp, as equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) estão reforçando a busca ativa dessas pessoas. A conferência das informações é feita a partir dos dados do sistema VaciVida, do Governo Estadual. De segunda á sábado, os técnicos da Prefeitura de Jundiaí realizam as ligações e disparos de mensagens para orientar as pessoas que não completaram o esquema vacinal.
A Agente Comunitária de Saúde (ACS), Marcia Regina Pereira, da Nova UBS Corrupira intercala as visitas às famílias sob sua responsabilidade com as ligações para as pessoas que estão com as doses de vacinas atrasadas. De acordo com ela, por dia faz cerca de 230 contatos via mensagens de Whatsapp e 200 ligações para incentivar a volta para aplicação da vacina.
“Esse trabalho é essencial para que todos, mesmo aqueles que, por algum motivo, se esqueceram de buscar a dose. Somente com todos vacinados, inclusive com a dose adicional, é que teremos maior proteção contra o Coronavírus”, comenta a agente. Ela orienta as pessoas sobre a importância da vacinação completa.
Trabalho de persistência
O trabalho, de acordo com dados da VE, é de persistência. “Muitas vezes as pessoas não atendem ligações. Então utilizado o sistema de mensagem. Cerca de 20% das pessoas contatadas comparecem para a aplicação da dose”, explica da enfermeira e coordenadora da VE, Maria do Carmo Possidente.
Assim, para os atrasados, o complemento ao esquema vacinal deve ser feito em qualquer polo de vacinação contra Covid-19 disponível na semana. O calendário pode ser consultado no site da Prefeitura de Jundiaí, na página Calendário de Vacinação.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		