Marcelo Queiroga. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Marcelo Queiroga. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Em breve, o Ministério da Saúde deverá lançar um protocolo de remédios que poderão ser usados contra a Covid19, e a cloroquina e a ivermectina são cogitadas para o documento. De acordo com o anúncio do ministro Marcelo Queiroga, o guia orientará profissionais da saúde.

Como vem sendo divulgado há mais de um ano, nenhum destes medicamentos, que estão inclusos no chamado “Kit Covid”, têm eficácia comprovada contra o vírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e muitos outros especialistas ao redor do mundo.

A propósito, a OMS chegou a vetar o uso de ivermectina no tratamento da Covid19, “independentemente do nível de gravidade, ou de duração dos sintomas”.

[tdj-leia-tambem]

Queiroga informou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quer que os trabalhadores da área da saúde tenham autonomia para tratar os pacientes infectados com o novo coronavírus.

Mesmo que o Ministro da Saúde admita que há um amplo consenso sobre a falta de eficácia dos medicamentos contra a doença em casos graves, Queiroga diz que “alguns estudos observacionais” mostram “alguns benefícios” dos remédios em pacientes no estágio inicial da infecção. No entanto, o líder da pasta não citou as fontes e quais seriam estes estudos em questão.

O ministro também destacou que o protocolo incluirá medicamentos usados em outros tipos de tratamento, não apenas para o novo coronavírus.

“O objetivo é orientar a conduta. Para que médicos sigam um guia, uma recomendação. Claro que os médicos têm autonomia, mas para atuar dentro de contexto de evidências médicas e da legislação brasileira. Esse protocolo é um guia. Uma recomendação”, explicou.