vacina primeira dose Jundiaí

Ao completar seis meses do início da campanha de vacinação contra a Covid19 no município, nesta quarta (21), Jundiaí celebra a imunização de 54,5% da população com a primeira dose. Com a segunda dose ou aqueles que receberam a dose única da Janssen (enviada pelos Estados Unidos), são 18% dos cidadãos de Jundiaí (todos acima de 18 anos). Já foram aplicadas nos braços dos moradores de Jundiaí, até o momento, 297.269 doses.

Os dados foram divulgados na tarde desta quarta (21), pela gestora adjunta de Promoção da Saúde, Dayane Martins, durante entrevista à TVTec. Ela comentou, inclusive, a mudança de comportamento em relação à doença, que atingia muito mais os idosos de maneira letal. “Tínhamos mais mortes de idosos acima dos 60 anos, no começo. Hoje são os mais jovens, demonstrando que a imunização veio como uma esperança e está demonstrando a sua eficácia”.

Cento e oitenta dias depois, a cidade apresenta queda de 42% na média móvel de internações nas últimas cinco semanas entre as redes públicas e privadas, além de redução de 25,5% no número de contaminados na cidade.

Enquanto no ano passado os idosos eram as principais vítimas, respondendo por 58% das internações e 84% dos óbitos, contra 42% das internações entre a população abaixo de 60 anos e 16% óbitos. Em 2021, o perfil de internação e de óbitos mudou. Atualmente a faixa etária que mais interna é de 40 a 59 anos – 47% das internações estão nesta faixa etária, sendo 20% de 40 a 49 anos e 27% de 50 a 59 anos. Para esse grupo foi concluída a vacinação e a tendência é de continuar sustentando a queda nos indicadores de contaminados e de internações.

Primeira vacinada

A primeira dose foi aplicada em Jundiaí dia 21 de janeiro deste ano. A enfermeira Tatiane Dantas de Carvalho, funcionária do Hospital São Vicente de Paulo há 13 anos, foi a escolhida para este feito.

[tdj-leia-tambem]

“Jundiaí se preparou para a campanha de vacinação, com infraestrutura de armazenamento, logística para o transporte das doses e profissionais para a aplicação. Conseguimos reduzir a contaminação, a internação e os óbitos entre os grupos vacinados, o que garante a eficácia e eficiência das vacinas disponibilizadas desde o início da vacinação. Ainda não é tempo de baixar a guarda, mas a esperança em dias melhores cresce a cada dia com os bons índices apresentados na cidade”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

Mais doses

Dayane também comentou que nesta quinta (22), uma nova grade dos imunizantes será entregue para Jundiaí. Anda não divulgado, porém, qual o público alvo e nem qual vacina será.