Foto de vacina
(Foto: Freepik)

O Instituto Gamaleya de Epidemologia e Microbiologia, órgão do Ministério da Saúde da Rússia, informou nesta segunda-feira (7) que podem receber o aval para iniciar a aplicação da vacina contra o coronavírus na população ainda esta semana.

A liberação da Sputnik V acontecerá paralelamente à fase 3 dos testes clínicos da vacina e pessoas do grupo de risco serão os primeiros a receber a imunização. Na semana passada o país informou que os estudos feitos até a fase 2 indicaram que a vacina parece segura. 

“O registro da vacina permite a vacinação de toda a população, mas os grupos de alto risco virão primeiro. Não há restrições para os demais grupos, mas o Ministério da Saúde definiu a tarefa de proteger os grupos de risco em primeiro lugar “, afirmou Denis Logunov, vice-diretor do Instituto Gamaleya.

De acordo com Logunov, o registro da vacina deve proteger as pessoas do grupo de risco reduzindo o tempo de teste que podem levar anos, “durante os quais muitas pessoas nos grupos de alto risco podem morrer ou ser prejudicadas”, explicou.

Os testes da 3ª fase devem ser aplicados em 40 mil voluntários, a partir dessa semana.

[tdj-leia-tambem]