
Pelo período de 24h, contados a partir de hoje (9), o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, em Campinas, restringiu os atendimentos no Pronto Socorro (PS). O comunicado, publicado no site da instituição, foi enviado à Central Estadual de Regulação de Vagas (CROOSS), para os serviços de resgate das rodovias, SAMU, prefeituras da DRS (Diretoria Regional de Saúde) 7 e também para o grupamento Águia da Polícia Militar.
O HC, que é referência para 86 municípios e aproximadamente 6,5 milhões de pessoas (incluindo Jundiaí), alegou superlotação do PS, “que está trabalhando com 350% da capacidade operacional, o que inclui duas salas de emergência (vermelha) destinada à estabilização dos pacientes graves que chegam à unidade”, destacou, num dos trechos do comunicado.
[tdj-leia-tambem]
Até o momento, o HC estava com 67 pacientes – 41 deles com indicação de internação em enfermarias (14 confirmados com Covid). “Oito pacientes graves estão entubados. Nos últimos dias houve um aumento expressivo de procura espontânea de casos com síndromes respiratórias que lotaram a unidade”, reforçou, em outro trecho da nota oficial.
As internações para cirurgias eletivas também foram suspensas até o próximo dia 26 para dar vazão aos pacientes do PS. “Essa medida do PS será por 24 horas e será avaliada para decidir a suspensão ou manutenção da restrição. Todos leitos de UTI e enfermarias do hospital estão ocupados, inclusive os destinados a pacientes com coronavírus”, concluiu.