
Ao todo serão aplicados 20 mil testes rápidos para a identificação de anticorpos do vírus Sars-CoV-2, o Novo Coronavírus, em Jundiaí, perfazendo 47 testes a cada 1 mil habitantes. Em termos de comparação, a Alemanha – país tido como exemplo no combate à pandemia – realiza 25 testes para cada 1 mil pessoas. O índice de testagem brasileiro, ao contrário, é de apenas 63 pessoas a cada 100 mil habitantes. A Prefeitura de Jundiaí passa a agendar os testes por meio de ligação ao Disque 156 Coronavírus, para pessoas acima de 18 anos que, nos últimos 40 dias, apresentaram sintomas gripais, além do agendamento realizado nos equipamentos de Saúde, para quem busca por atendimento com síndrome gripal.
A testagem teve início na terça-feira (5), com os pacientes que passaram por atendimento em algum dos equipamentos públicos de Saúde, a partir de 26 de março, e foram notificados com síndrome gripal, ou seja, apresentavam quadro de febre aliada a tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória. Na quinta-feira (7), a estratégia foi incorporada para aqueles que tiveram sintomas e não passaram por serviço de Saúde. Nesse cenário, o aumento do número de casos positivos é esperado objetivado, já que, desta forma, será possível mapear a ocorrência dos casos e indicar ações precisas na região.
“Saber o avanço da doença na cidade é crucial para a gestão. Jundiaí adota as melhores práticas contra o Novo Coronavírus realizadas no mundo. Testaremos 4,7% da população para obtermos o panorama nesta primeira fase do Inquérito Epidemiológico. Com as informações, serão feitos cruzamentos de dados para identificar onde as medidas de distanciamento estão sendo mais efetivas e onde há necessidade de melhoria. Desta forma, nortearemos as decisões de modo direcionado”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.
Nessa primeira fase serão testadas 450 pessoas/dia. “Quem passou pelos equipamentos públicos de saúde de Jundiaí que estão atendendo as pessoas com síndrome gripal, ou seja, Unidades Sentinelas, Prontos Atendimentos e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foram convidadas a fazer o teste para saber se possuem os anticorpos para o Sars-CoV-2. Quem passa a partir de agora, já sai com o agendamento para o teste feito. O que Jundiaí passa a oferecer à população é o padrão alemão de combate ao Novo Coronavírus”, salienta o gestor da UGPS, Tiago Texera.
Além das pessoas notificadas, os comunicantes (pessoas de convívio) que apresentaram sintomas também serão convidados a realizar o teste. Todos os servidores da Saúde pública serão testados, além dos notificados das forças de segurança, transporte público, servidores da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e Fundação Municipal de Ação Social (Fumas).