
Com o avanço da pandemia causada pela Covid e por conta das medidas preventivas, as videochamadas passaram a garantir uma proximidade maior entre as pessoas, por meio das telas de celular e de computador. No Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Itupeva, a tecnologia tem sido uma grande aliada para os pacientes em internação.
Além de aliviar a saudade e diminuir a preocupação, o contato por videochamada garante esperança e conforto, já que é possível conversar com a família e os amigos e receber carinho. A psicóloga Monalisa Bortolato avalia positivamente esse contato através das telinhas. “Essa é uma forma de trazermos para perto o familiar, reforçando o elo já existente. Devido às restrições de contato, as famílias estão proibidas de entrar no leito”, explica.
Esses tipos de ligações são voltadas aos pacientes internados na enfermaria e na UTI e ocorrem quando não há procedimentos invasivos acontecendo. “É fundamental que esse acolhimento seja feito e nossas equipes têm se dedicado em tranquilizar os familiares, além do próprio paciente, para que ele mantenha a esperança”, afirma a Secretária de Saúde, Luciane Alves da Cunha.
Visitas on-line
A equipe do Hospital Municipal passou a promover visitas on-line, em que uma pessoa da equipe médica entra em contato por videochamada com a família dos pacientes intubados, que geralmente estão em situação mais delicada. “Nós mostramos para os familiares a situação do paciente, assim como ocorre em uma visita presencial. Por exemplo, a saturação, o monitor com os parâmetros, os leitos, se está de sonda, onde ela está colocada e mais detalhes desse tipo”, conta Monalisa.
Além desse tipo de ligação, os familiares também recebem os boletins médicos, por meio de ligações telefônicas e, em alguns casos, pessoalmente.