
A taxa de positividade nos exames de Covid-19 continua subindo no Brasil. Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), entre os dias 5 e 11 de novembro, a porcentagem de positivos foi de aproximadamente 40%, enquanto na semana anterior (29 de outubro a 4 de novembro), o valor era de 23,1%.
Além disso, neste mesmo período, o número de exames realizados subiu de 18.510 para 54.380, uma elevação de 194%.
No início do mês de outubro, os exames tinham uma taxa de positividade de 3,7%, contudo, ao longo das semanas, esse valor foi subindo. Segundo a diretora-executiva da Abramed, Milva Pagano, o levantamento mostra uma maior procura pelos testes, provavelmente pelo aumento dos sintomas.
“Esse é um comportamento muito importante, pois somente com a testagem segura e com o diagnóstico preciso e correto podemos evitar disseminar ainda mais o vírus. Os testes que fundamentam as estratégias para controle da pandemia no mundo”, disse Pagano.
Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda uso de máscaras
A circulação de uma nova subvariante da ômicron da Covid-19, a BQ1, alertou a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) que divulgou, na semana passada, uma nota técnica recomendando a volta do uso de máscaras.
Na mesma nota a SBI também recomendou que a população complete o esquema vacinal, e cobre do governo federal a garantia de doses suficientes para a imunização as crianças de 6 meses a 5 anos, com ou sem comorbidades, público esse, que ainda enfrenta escassez de imunizantes contra a Covid-19 no País.
[tdj-leia-tambem]
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		