
Uma colaboração da Organização das Nações Unidas (ONU) com o TikTok para a campanha PAUSE trará ao público jovem um conteúdo exclusivo sobre a importância de conter a desinformação, a relevância da checagem dos fatos, além dos impactos negativos da disseminação de notícias falsas em meio à pandemia de Covid-19.
Cristina Tardáguila (diretora adjunta da International Fact-Checking Network e fundadora da Agência Lupa), Débora Noal (psicóloga e pesquisadora em saúde mental na Covid-19 da Fiocruz), Kimberly Mann (diretora do Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil – Unic Rio), Katia Brembatti (diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji) e Roberta Caldo (assessora de comunicação da ONU no Brasil) vão participar de uma série de lives transmitidas no TikTok e no YouTube da ONU Brasil, entre 2 e 8 de novembro.
TikTok Challenge
Os usuários do TikTok também poderão se engajar na campanha aceitando o desafio do ator e influenciador Apollo Costa (@apollo).
O TikTok challenge consiste em gravar a família e amigos em suas casas fazendo pose ou cara de espanto ao ver uma notícia falsa. O vídeo deve conter a frase: “PAUSE. PENSE ANTES DE COMPARTILHAR.” e a hashtag #PrometoPausar.
Parte da iniciativa Verificado, PAUSE é uma campanha que propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação.
Desde o dia 21 de outubro, usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar.
Colaboradores da sociedade civil estão apoiando a campanha PAUSE, incluindo organizações de desinformação de todo o mundo, como Chequeado, Newschecker.in e First Draft, enquanto veículos de mídia como MultiChoice, Yuvaa e rádio Wazobia estão ajudando a distribuir mensagens da PAUSE.
O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.
Confira a agenda completa de lives
- 02/11 às 19h: Por que checar notícias? A importância do fact-checking – Cristina Tardáguila (diretora adjunta da IFCN e fundadora da Agência Lupa) & Roberta Caldo (assessora de comunicação da ONU no Brasil)
- 04/11 às 19h: Como a desinformação afeta nosso bem-estar mental – Débora Noal (psicóloga e pesquisadora em saúde mental na Covid-19 da Fiocruz) & Roberta Caldo (assessora de comunicação da ONU no Brasil)
- 06/11 às 19h: Infodemia e pandemia: a conexão entre desinformação e Covid-19 – Kimberly Mann (diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil – Unic Rio) & Katia Brembatti (diretora da Abraji)