
O diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou na segunda-feira (30) que a transmissão do novo coronavírus em várias partes do mundo está ultrapassando “as ruas” e sendo levada para “dentro das famílias”.
Ele também destacou a importância do isolamento social nos países que têm transição comunitária e da realização de testes para todos os casos suspeitos.
Segundo Ryan, o ideal é que a quarentena ocorra em um lugar que não seja a casa do infectado porque o doente pode contaminar a família. No entanto, ele destaca que em muitas situações isso não é possível.
“Nesse momento, na maior parte do mundo, estão ocorrendo transmissões dentro de casa, no nível familiar”.
O diretor-executivo ainda reforçou que todos suspeitos devem ser testados para evitar mortes evitáveis e prevenir a propagação do vírus com as medidas necessárias.
Já o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, ressaltou que, mesmo com as medidas de isolamento, os governos precisam garantir o bem-estar da população que perderam sua renda, pois “cada indivíduo importa”.
“Não estamos apenas analisando o impacto econômico da Covid-19 em um país ou a perda de PIB. Temos que ver também o que isso significa para o indivíduo. Eu venho de uma família pobre. Eu sei o que significa se preocupar com o seu pão diário“, disse o diretor-geral da OMS.
O diretor-geral também pediu que “os governantes mantenham seu povo informado sobre a duração das medidas e forneçam apoio a idosos, refugiados e outros grupos vulneráveis”.
Com informações do portal de notícias ‘G1’.