Bolsonaro e Trump posam pra foto
Trump disse que Brasil seguiu movimento diferente ao registrado na América do Sul. (Foto: Alan Santos/PR)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou a pandemia do novo coronavírus no Brasil nesta terça-feira (28).

“O Brasil tem um surto sério, como vocês sabem. Eles também foram em outra direção que outros países da América do Sul, se você olhar os dados, vai ver o que aconteceu infelizmente com o Brasil”, disse Trump, em resposta a uma pergunta sobre a suspensão de voos.

Apesar de menor número de voos, o espaço aéreo entre Brasil e Estados Unidos segue aberto.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, estava na reunião com Trump e disse que ainda não vê necessidade de suspender de vez os voos de Miami e Fort Lauderdale ao Brasil. Mas Trump insistiu que se for preciso interromper, deve ser avisado.

Retorno de norte-americanos

Na semana passada, a embaixada dos Estados Unidos voltou a alertar americanos que estejam no Brasil. O recado é claro: norte-americanos no Brasil devem se organizar para voltar aos EUA a não ser que estejam preparados para permanecer em solo brasileiro “por um período indefinido”.

A Embaixada diz que há apenas nove voos em semana por operação ao país norte-americano – todos saindo de São Paulo.

“O governo dos EUA não está estudando no momento voos de repatriamento do Brasil”, diz a nota.

A nova orientação, segundo o G1, veio quase um mês depois de a Embaixada dos EUA pedir aos norte-americanos no Brasil que retornassem imediatamente ao país de origem, com o agravamento da crise de Covid-19 no mundo.

Com informações do G1.