Leitos de UTI do Hospital São Vicente. (Foto: Reprodução)
Leitos de UTI do Hospital São Vicente. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (17), a taxa da média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil bateu 586. Esse número é bem mais alto que o índice contabilizado nas 24 horas anteriores, de 513. A taxa comparada com o registro de 14 dias atrás cresceu 54,9%.

Os especialistas foram recomendados a medir a média móvel de mortes comparadas a duas semanas anteriores, por causa do tempo de intubação dos pacientes tratados. A variação no número de mortes ou casos que sejam de até 15% para mais ou para menos não impactam de forma significativa a evolução da pandemia. No entanto, percentuais acima ou abaixo deste número já representam tendência de crescimento ou queda expressiva.

[tdj-leia-tambem]

No dia 5 de novembro, o levantamento do Ministério divulgou que dois estados estavam em vermelho na tabela, mostrando tendência de aumento na média móvel. Neste índice, doze estados estavam na cor amarela, que indica estabilidade.

No levantamento mais recente, do dia 12, apenas seis estados permaneciam estáveis. Quatro outros estados (Amazonas, Ceará, Alagoas e Sergipe) estavam em verde, indicando queda na média móvel de mortes.

Desde o início da pandemia, 166.699 pessoas já morreram em decorrência do novo coronavírus no Brasil. Além disso, o país já totalizou 5.911.758 casos confirmados da doença até terça-feira.