
Nesta quinta-feira (16), a presidente da União Européia, Ursula von der Leyen, informou que os cidadão dos 27 países membros do bloco podem ser imunizados contra a Covid-19 “no mesmo dia”. No momento, o grupo aguarda a aprovação de uma das vacinas.
Para isso, a União agendou uma reunião para a segunda-feira (21), onde será discutida a aprovação da vacina da Pfizer/BioNTech. Este imunizante já está sendo utilizado nas campanhas de vacinação no Reino Unido e nos Estados Unidos. Com isso, se a vacina for aprovada nesta reunião, a imunização da população dos 27 países do bloco pode iniciar antes do Natal.
Além disso, a União Européia também encomendou vacinas de outros laboratórios: AstraZeneca, Johnson&Johnson, CureVac, Sanofi-GlaxoSmithKline e Moderna. De acordo com von der Leyen: “ao todo, nós compramos mais doses do que o necessário para todo mundo na Europa, e vamos ajudar nossos vizinhos e aliados pelo mundo.”
A Comissão Européia faz parte da COVAX. Essa iniciativa foi lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem o objetivo de garantir que as vacinas aprovadas sejam disponibilizadas em todos os países. Assim, não apenas os países ricos serão imunizados. No entanto, 51% das vacinas já reservadas serão destinadas a países com grandes economias.