
Entre o início de abril e a segunda quinzena de maio, a ocupação diária de leitos em Jundiaí triplicou com o avanço do coronavírus.
Nesta terça-feira, chegou a 72% a taxa de ocupação dos leitos destinados exclusivamente ao tratamento da Covid-19 no Hospital São Vicente de Paulo.
Nos hospitais privados, que divulgam números de leitos para todas as enfermidades, a taxa de ocupação chegou aos 78%.
Em abril a média era de 50 pacientes/dia internados na cidade. No início de maio o número já chega a 90 pacientes/dia). Na segunda quinzena de maio, mais um salto: média que já chega aos 150 pacientes/dia. Ou seja, três vezes mais em 1 mês.
Sinal amarelo, segundo o gestor de Promoção à Saúde, Tiago Texera.
“Estamos ampliando leitos do São Vicente, que eram 117. Vai chegar a mais 39 leitos exclusivos para Covid-19, com 17 tipo UTI (Unidades de Terapia Intensiva)”, prevê.
Além disso, mais 25 leitos de enfermaria estão em fase de montagem no quartel do 12º GAC, com a contratação de 50 novos profissionais de saúde.
“Chegamos a uma fase da curva que é de crescimento mais acelerado de número de contaminados e pessoas que desenvolveram forma grave da doença”, analisa Texera.
Respiradores e testes
As estatísticas mais recentes indicam uso de 43% dos 70 disponíveis no Hospital São Vicente e 20% utilizados na rede privada.
Já foram aplicados 4.077 testes na cidade até o momento: 383 casos foram confirmadas, o que corresponde a 9,39% das análises.
Dentre as 51 mortes confirmadas por coronavírus em Jundiaí, 85% estavam na faixa etária acima dos 50 anos e 71% na faixa acima dos 60 anos.