A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira (27) que a vacina contra o coronavírus deve demorar mais um ano e meio para ficar pronta.

Segundo o diretor-geral da Organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enquanto a vacina não fica pronta, “há uma necessidade urgente para tratar pacientes e salvar vidas”.

A saída para isso tem sido a testagem de medicamentos já desenvolvidos na eficácia do tratamento contra a Covid-19. Uma pesquisa chamada de “Estudo da Soliedariedade” dá seus primeiros passos na análise dos pacientes, que vão receber quatro medicamentos diferentes ou combinações de medicamentos.

“Nós só estamos apenas começando a luta contra o coronavírus. Precisamos manter a calma, permanecer unidos e trabalhar juntos”, afirmou Tedros.

A diretora-técnica da OMS, Maria van Kerkhove, disse ainda que “mais de uma dúzia de países” estuda o desenvolvimento da vacina e qual medicamento é mais eficiente para tratar os infectados pelo novo coronavírus. Tedros completou com o pedido.

“Pedimos que indivíduos e países se abstenham de usar tratamentos que não demonstraram ser eficazes no tratamento da Covid-19″, alertou. O isolamento social e medidas de distanciamento são também algumas das medidas recomendadas pela OMS.

“Esse vírus pode ser controlado, mas precisa de medidas agressivas”, finalizou Kerkhove.

[tdj-leia-tambem]