
Durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira (19), Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto, informou que a vacina Sputnik V deve ser produzida em massa no Brasil a partir de dezembro.
O imunizante está sendo produzido pelo Instituto Gamaleya de Moscou e a responsável pela produção no Brasil é a farmacêutica União Química.
“Estamos no processo para receber os materiais necessários e começarmos a produção. Precisamos de alguns meses e dependemos de vários fatores, mas pensamos que em dezembro já vamos começar a produção”, disse Dmitriev.
Além disso, Dmitriev também afirmou que o Brasil é “absolutamente prioritário” no recebimento da vacina russa. Outros países, como a Índia, a China e a Coreia do Sul também esperam receber as doses do imunizante.
O CEO também lembrou que os testes da Sputnik V serão realizados no Brasil, e garantiu 100% de eficácia da vacina. “Uma pequena porcentagem de pessoas pode ter febre, mas até agora não tivemos complicações graves”, disse Dmitriev. Aqui, a imunização em massa deve começar no início de 2021.
Até o momento, se sabe que a vacina será testada no Paraná e na Bahia, porém a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não aprovou o início dos testes.