Caixas de doses de vacina
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A informação de que vacinas contra a Covid que teriam sido aplicadas em Jundiaí após o vencimento do prazo da validade não procede. A confirmação foi feita pela Prefeitura, na tarde desta sexta (2), após a notícia divulgada pela Folha de São Paulo.

“Prontamente fomos apurar toda a situação e conseguimos identificar o erro no sistema da vacina. As pessoas podem confirmar isso nos cartões de vacinação, que constam em cada lote. O problema foi no momento de reportar esses lotes ao Ministério da Saúde, foi uma falha. A aplicação da vacina foi feito absolutamente dentro do prazo de validade. Aqui em Jundiaí somos muito vigilantes com todas as vacinas e isso começa já no armazenamento, tanto das de Covid quanto de outras doenças”, explicou a gestora adjunta de Promoção da Saúde, Dayane Martins, em entrevista à TVTec.

Em nota, a Prefeitura também se pronunciou a respeito. Confira a íntegra do texto:

“A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Prefeitura de Jundiaí informa que as doses citadas na matéria publicada pela Folha de São Paulo, – nesta sexta-feira (2) – e disponibilizadas por consulta pelo sistema Datasus não foram aplicadas após prazo de validade. A discrepância nas informações se dá por erro de lançamento do lote no sistema.

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As doses, aplicadas em sua maioria no sistema drive-thru (15), com o lote 4120Z001 – AstraZeneca – identificadas como UBS Jardim do Lago em função da equipe que atuou no local – e as duas ocorrências na UBS Anhangabaú, passaram por validação da coordenação da Vigilância Epidemiológica e coordenação de Vacinas, sendo aplicadas dentro do prazo estipulado pelo fabricante. O mesmo ocorre com o lote 4120Z005 AstraZeneca, registrado no Hospital São Vicente (vencimento 14 de abril) e os lotes CTMAV506 e CTMAV505 (vencimento 31 de maio).

Ao usuário, basta conferir, no cartão de vacinação, o registro do lote com a data de aplicação, que deve ser inferior às datas de vencimento estabelecidas em cada grupo”.