
Nesta segunda-feira (5), foi confirmado o primeiro caso da variante Delta, inicialmente identificada na Índia, em um homem de 45 anos, em São Paulo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa cepa é a mais transmissível que todas as variantes da Covid já identificadas.
Além disso, a OMS também acredita que a Delta tem o potencial de se tornar a variante dominante da doença em todo o mundo nos próximos meses. A princípio, essa cepa é uma das principais causas do agravamento da pandemia em diversos países onde a cobertura vacinal já está avançada.
A variante Delta foi identificada no Brasil pela primeira vez há cerca de um mês. Com isso, pelo menos duas pessoas, viajantes que chegaram no Maranhão e no Paraná, tiveram a morte relacionada com a cepa.
Confira quais os principais sintomas da Delta
Assim como o vírus da Covid19 se modifica, surgindo novas cepas, também acontece a evolução nos sintomas de pessoas contaminadas. De acordo com o professor Tim Spector, responsável pelo estudo Zoe Covid Symptom, no Reino Unido, o sintoma mais comum da variante delta são as dores de cabeça.
Também registraram dor de garganta, coriza (nariz escorrendo) e febre como os sintomas mais comuns da variante. A maior diferença é que sintomas mais vistos na “versão original” da Covid são menos comuns na variante Delta, como tosse ou de perda de paladar e olfato. Ao lado dos sintomas clássicos, deve-se tomar atenção a calafrios, perda de apetite e dores musculares.
Dessa forma, uma das maiores preocupações dos especialistas é que os novos sintomas da Delta são muito parecidos com um resfriado comum. Assim, as pessoas podem não perceber que estão contaminados, e não tomam medidas para impedir o contágio alheio.
“As pessoas podem pensar que acabaram de pegar algum tipo de resfriado sazonal e ainda irem a festas. Elas podem espalhar o vírus para outras seis pessoas. Achamos que isso está alimentando grande parte do problema”, explica Spector.
Vacina vs Delta
Ainda segundo autoridades, as pessoas que já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid19 também têm menos chances de serem hospitalizadas com a variante Delta. O Reino Unido indicou mais hospitalizações de jovens adultos pela variante, o grupo que menos foi imunizado.
[tdj-leia-tambem]