
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma lista de produtos que podem substituir o álcool 70% na desinfecção de objetos e superfícies que podem estar contaminados com a Covid-19.
A nota técnica (26/2020) tem como objetivo esclarecer como funciona a antissepsia do novo coronavírus, além de fornecer outras alternativas de limpeza e descontaminação.
Há vários estudos que comprovam a eficácia de desinfetantes domésticos comuns, como sabão ou alvejante diluído, podem exterminar o coronavírus de superfícies.
O ideal é que os desinfetantes fiquem em contato direto com o objeto de 5 a 10 minutos, sem enxague imediato. É preciso deixar um prazo suficiente para que o produto destrua o vírus.
Veja outros produtos alternativos ao álcool 70%:
- Alvejantes com hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%;
- Ácido peracético 0,5%;
- Compostos fenólicos;
- Desinfetantes de uso geral com ação contra o vírus;
- Hipoclorito de sódio a 0,5%;
- Iodopovidona 1%;
- Peróxido de hidrogênio 0,5%;
- Quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%.
Além destes produtos, a Anvisa indica o uso de toalhas com desinfetantes na limpeza de superfícies e descarta o uso de alguns materiais, como vassouras, esfregões secos, nebulizadores ou frascos de spray com propelente.
Água sanitária e alvejantes no combate ao coronavírus
A água sanitária e os alvejantes são eficazes na higienização e no combate contra o novo coronavírus. Estes produtos quando diluídos em água podem desinfetar pisos com tempo mínimo de 10 minutos.
Confira as medidas para uso:
- Água sanitária: diluir 1 copo (250 ml) em 1 litro de água;
- Alvejante comum: diluir 1 copo (250 ml) em 1 litro de água.
Clique aqui e leia a nota técnica na íntegra.
Com informações do site ‘Razões para Acreditar’.