Convênio Hospital de Clínicas. (Foto: Reprodução)
Convênio Hospital de Clínicas. (Foto: Reprodução)

O Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista passa a contar com um Centro de Referência de Combate a Covid19, que irá atender pacientes em estado grave de Várzea Paulista, Jarinu e além de moradores da própria cidade.

Através de um convênio entre as três prefeituras, assinado nesta quinta-feira (25) pelos prefeitos das respectivas cidades, o hospital terá capacidade para 50 leitos de enfermaria exclusivos para Covid19, além de 10 leitos de UTI Covid. O termo de convênio foi aprovado pelas Câmaras Legislativas dos três municípios e a criação das UTIs teve a autorização do Governo do Estado.

O Tribuna de Jundiaí já havia adiantado o consórcio entre as três cidades para ampliar a capacidade de internação. As ações foram tratadas em reunião o último dia 18, feita de forma virtual pelos prefeitos das sete cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí.

Atualmente, Campo Limpo Paulista conta com 23 leitos de enfermaria exclusivo para a doença e, através deste convênio, passa a contar com 27 leitos, aumentando para 50 a capacidade de atendimento. “O Hospital de Clínicas foi criado com capacidade de expansão e por isso tivemos a oportunidade de montar um hospital de campanha no mezanino do prédio para atender pacientes da região. Temos muita sorte de ter esse hospital”, informou o prefeito de Campo Limpo Paulista, Luiz Braz.

Com essa ampliação, o Centro de Referência poderá tratar o paciente com o vírus em todos os níveis de complexidade: baixo, médio e alto, com toda a infraestrutura necessária.

A parceria também inclui a Prefeitura de Jundiaí que irá absorver as pacientes gestantes para a realização de partos no Hospital Universitário (HU), que também conta com uma UTI Neonatal.

Investimento

O Governo do Estado será responsável por parte da verba para a manutenção da UTI provisória para tratamento de pacientes com Covid. As Prefeituras de Várzea Paulista e Jarinu ficarão responsáveis por custear a diferença do subsídio. Já Campo Limpo Paulista ficará responsável pelo espaço físico do Hospital de Clínicas e toda expertise de funcionamento da UTI e equipamentos.

[tdj-leia-tambem]