
No inverno, o cuidado com as crianças aumenta em razão das doenças respiratórias, que são mais comuns nesta época do ano. Essa manifestação é causada pelas baixas temperaturas, o tempo seco e a maior circulação de vírus e bactérias.
O atendimento no pronto socorro já sente esse efeito. De fevereiro para o mês de maio, o Hospital Universitário (HU) teve um aumento de três mil atendimentos no PS Infantil. Em Junho, até o dia 18, já foram atendidos 4490 pacientes.
Vale ressaltar que muitos casos atendidos poderiam ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por não serem de emergência e urgência.
LEIA TAMBÉM:
Hospital oferece terapias com pipas para crianças internadas
Médicos operam feto com malformação ainda na barriga da mãe em cirurgia inédita
A diretora Clínica, Ana Paula Felgueiras, pediatra do Hospital Universitário explica que nessa época ocorrem às doenças respiratórias agudas por conta da baixa temperatura, além de poluentes que ficam no ar devido ao tempo seco. Essas doenças são divididas em casos de alérgicos ou infecciosos. De qualquer forma, os sintomas são tosse, falta de ar, e pode vir acompanhada de febre ou não.
Segundo a Dr.ª Ana Paula, manter os ambientes bem arejados, agasalhar as crianças, vacinar contra a gripe, fazer higiene nasal, ingerir muito liquido, ter uma boa alimentação e ofertar vitaminas, ajudam no combate dessas doenças.
“Diante de qualquer sinal de falta de ar, cansaço para respirar ou febre alta que não sede com uso de antitérmico, os pais devem procurar uma avaliação médica” completa.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		