
Dentistas voluntários estarão, no dia 5 de outubro das 9h às 17h, na Praça Governador Pedro de Toledo, atendendo a população gratuitamente em duas Odontovan, veículo equipado com consultório dentário.
A ação faz parte da campanha anual “Sorria para a Vida – Prevenção ao câncer bucal e HPV”. Na edição de Jundiaí, os realizadores CROSP (Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo) e APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Jundiaí, através da Gestão de Saúde, Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e Uniodonto.
A campanha, que visa a atenção para o câncer bucal, doença silenciosa e grave que atinge 15 mil brasileiros por ano, conta com 15 especialistas entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. O exame é gratuito, rápido, indolor e seguro.
[tdj-leia-tambem]
De acordo com Dr. José Antonio Kachan Júnior, membro do Conselho Regional de Odontologia, qualquer pessoa pode ser examinada, principalmente idosos, fumantes, usuários de próteses dentárias e adolescentes. “As pessoas que apresentarem lesões bucais suspeitas serão encaminhadas para biópsia no ambulatório de especialidades do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, localizado na Rua Campos Sales, 350, no Centro”, explica. Caso o diagnóstico de câncer bucal seja confirmado, o paciente passará a receber tratamento para a doença.
Para o Dr. José Antonio, o exame é de extrema importância. “O diagnóstico precoce pode reduzir muito esse triste índice de óbitos”, comenta. No Brasil, para cada 15 mil pessoas diagnosticadas, 5 mil morrem em decorrência da doença.