Dia da Prevenção da Obesidade: Hospital São Vicente faz orientações
Connect with us

Saúde

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: Hospital São Vicente orienta sobre mudanças no estilo de vida

A médica endocrinologista do Hospital São Vicente, Dra. Taynara Willers Melero, aponta que a obesidade pode ter diversas causas, e não apenas hábitos alimentares.

Published

on

Atualizado há

Dra. Taynara, que explica sobre obesidade
Foto: Hospital São Vicente

Nesta sexta-feira (11), é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, uma data que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e os riscos associados ao aumento de casos de obesidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2025, 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estarão acima do peso, sendo 700 milhões destes classificados como obesos.

De acordo com um novo estudo apresentado no Congresso Internacional sobre Obesidade (ICO) 2024, realizado em junho, o cenário é preocupante no Brasil. Quase metade da população adulta (48%) terá obesidade e mais 27% enfrentará o sobrepeso até 2044.

Esses dados reforçam a urgência de medidas preventivas e de conscientização sobre a doença, que pode ser diagnosticada por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Quando o IMC é superior a 30 kg/m², indica obesidade, enquanto resultados entre 25 e 29,9 kg/m² refletem sobrepeso.

Hospital São Vicente explica sobre obesidade

A médica endocrinologista do Hospital São Vicente, Dra. Taynara Willers Melero, aponta que “a obesidade pode ter diversas causas, como fatores genéticos, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, uso de medicamentos que favorecem o ganho de peso e fatores emocionais e psicológicos, como estresse e exaustão”.

Além de afetar a qualidade de vida, a obesidade é um fator de risco significativo para diversas doenças, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, doenças hepáticas, gastrointestinais e diferentes tipos de câncer. Também está associada a distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão. Por isso, a conscientização sobre a prevenção é crucial.

Os tratamentos para a obesidade no Brasil variam conforme as necessidades individuais de cada paciente. Dra. Taynara explica que a abordagem terapêutica geralmente envolve “mudanças no estilo de vida, como alimentação balanceada e redução do consumo de alimentos ultraprocessados, consumo adequado de água e a prática de exercícios físicos regulares, para potencializar o gasto energético e o ganho de massa muscular”.

Ela recomenda uma prática mínima de 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana, além de exercícios de fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana.

Importância da Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) também tem se mostrado uma ferramenta valiosa no tratamento da obesidade. Segundo Dra. Taynara, “a TCC ajuda a modificar os fatores psicológicos que influenciam o comportamento alimentar e a relação do paciente com a comida”.

O foco da TCC é em alterar pensamentos automáticos disfuncionais e crenças distorcidas sobre alimentação, peso e corpo, que muitas vezes intensificam hábitos alimentares inadequados.

Saúde

Dia Mundial da Saúde Mental: estar sozinho é o mesmo que sentir-se sozinho? 

O Tribuna de Jundiaí conversou com a psicóloga Edna Dias, Mestre em Ciências da Saúde sobre os desafios da solidão. Confira!

Published

on

Mulher debruçada, representando indivíduo sozinho.
Isolamento social pode ser um sinal de que a pessoa está se sentindo só (Foto: Canva)

Hoje, 10 de outubro, é o Dia Mundial da Saúde Mental, que foi estabelecido em 1922 pela Federação Mundial da Saúde Mental com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância do bem-estar emocional.  Para celebrar a data, o Tribuna de Jundiaí conversou com a psicóloga Edna Dias, Mestre em Ciências da Saúde e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental,…

Continue Reading

Saúde

Dia Mundial da Visão: como pequenos hábitos podem prejudicar sua visão sem que você perceba

Comemorado sempre na segunda quinta-feira de outubro, o objetivo é destacar a prevenção de doenças oculares e a necessidade de garantir acesso a exames oftalmológicos regulares.

Published

on

Dia Mundial da Visão
Foto: Canva

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma data estabelecida para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular. Comemorado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o objetivo é destacar a prevenção de doenças oculares e a necessidade de garantir que as pessoas tenham acesso a exames oftalmológicos regulares. No entanto, para…

Continue Reading

Saúde

Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama

A iniciativa não só promove a educação em saúde, mas também salva vidas ao incentivar mulheres a se cuidarem e buscarem orientação médica de forma preventiva.

Published

on

Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama
Foto: Canva

O mês de outubro é mundialmente reconhecido pelo movimento Outubro Rosa, uma campanha que visa conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres em todo o mundo. A campanha, criada na década de 1990, ganha força a cada ano, promovendo ações educativas e incentivando mulheres a…

Continue Reading

Saúde

Dia do Idoso: Hospital São Vicente traz dicas de como envelhecer com qualidade

Cuidados com a saúde física e mental são importantes para garantir o bem-estar da pessoa idosa

Published

on

Dia do Idoso é celebrado com dicas especiais. Na foto, vemos uma mulher idosa com uniforme do voluntariado do Hospital São Vicente.
Cheia de energia, Maria Marlene é voluntária há 10 anos (Fofo: Divulgação/ HSV)

Hoje, 1º de outubro, é celebrado o Dia do Idoso e, em comemoração à data, o Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí destaca os cuidados com a pessoa idosa. No Brasil, a terceira idade é considerada a partir dos 60 anos, e é uma fase marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais, que merecem atenção e cuidados especiais com a…

Continue Reading

Saúde

Depressão infantil: especialista explica sinais de alerta e como proteger a saúde mental dos pequenos

Natália de Oliveira Corrêa Rueda, psicóloga clínica e especialista em desenvolvimento infantil, orienta os pais sobre como cuidar da saúde mental dos filhos

Published

on

Criança abaixada tampando os ouvidos, indicando traços de depressão infantil.
Especialista orienta como cuidar da saúde mental das crianças (Foto: Canva)

No Brasil, cerca de 17% dos jovens entre 10 e 19 anos enfrentam algum transtorno mental, entre eles a depressão infantil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que representa aproximadamente 5,6 milhões de adolescentes. Esses números são do relatório "On My Mind: The State of the World's Children", publicado em 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a…

Continue Reading
Advertisement