
Hoje, 1º de outubro, é celebrado o Dia do Idoso e, em comemoração à data, o Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí destaca os cuidados com a pessoa idosa.
No Brasil, a terceira idade é considerada a partir dos 60 anos, e é uma fase marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais, que merecem atenção e cuidados especiais com a alimentação, exercícios físicos e mente.
No Dia do Idoso, confira os cuidados com corpo e mente
Envelhecer com saúde e dignidade exige atenção e, para que essa etapa seja vivida com conforto, é preciso reconhecer que o corpo passa por alterações naturais, como a diminuição da massa muscular, da densidade óssea e das funções cognitivas.
E com isso, é fundamental que os idosos tenham uma rotina com cuidados preventivos com visitas regulares ao médico, exames de rotina e uma alimentação balanceada que atenda às necessidades do corpo.
Já para a saúde mental do idoso é necessário tratar com a mesma importância, pois com a idade a solidão, ansiedade e, em alguns casos, a depressão pode chegar. Por isso, é fundamental ter uma rede de apoio social, por meio da família, amigos ou grupo de convivência, e consultas com psicólogos ou terapeutas.
Dicas especiais do Dia do Idoso para manter uma vida ativa
Neste Dia do Idoso, a equipe do HSV traz algumas dicas do que é necessário para manter uma vida dinâmica, como:
- Caminhar ao ar livre: melhora a circulação e permite que o idos aproveite os momentos de tranquilidade;
- Movimentos suaves: alongar-se ajuda a manter a flexibilidade e aliviar a tensão musculares, promovendo o bem-estar;
- Praticar atividades: artesanatos, pintura, jardinagem, tricô ou crochê, estimulam a criatividade e melhoram a coordenação motora;
- Jogar: palavras-cruzadas, quebra-cabeças, xadrez e jogos de cartas também são ótimos para manter a mente ativa.
E a prova de que as atividades são cruciais para manter a qualidade de vida na terceira idade está em Maria Marlene Pinto de Souza, de 78 anos, voluntária do hospital e destaca como esse trabalho contribui para manter a sua qualidade de vida.
“O voluntariado ocupa minha mente. Moro sozinha, sou viúva e meus filhos vivem em outra cidade, então a rotina pode ser solitária. Aqui, tenho a oportunidade de conversar com muita gente, ajudar as pessoas, e isso me faz um bem enorme”, afirma.
Cuidar da população idosa é uma responsabilidade que vai além da comemoração do Dia do Idoso, é um compromisso diário que deve ser valorizado e praticado constantemente, garantindo bem-estar, respeito e qualidade de vida para essa importante parcela da sociedade.
[tdj-leia-tambem]