
Nos bastidores de uma das instituições mais respeitadas de Jundiaí, que realiza mensalmente mais de 20 mil exames, seis mil consultas e 700 cirurgias, está um profissional cuja trajetória se confunde com a própria história do Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão.
Formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com residência em Oftalmologia pela Famerp e pela Unicamp, o dr. Everton Gondim, 55 anos, é o médico mais antigo em atividade na instituição — e hoje ocupa o cargo de diretor técnico.
Desde 2004, ele dedica sua carreira ao Braille, instituição que se tornou referência não apenas pelo alto nível técnico, mas também pela humanização no atendimento.
“Para um jovem médico com formação recém-concluída e em início de carreira, a proposta a mim oferecida para trabalhar em uma entidade séria como o Instituto Jundiaiense Luiz Braille e estruturar um serviço de oftalmologia de qualidade era uma oportunidade imperdível”, relembra.
Paixão pela Oftalmologia desde a infância
O interesse pela visão nasceu cedo.
“Tive que usar óculos desde criança e ali surgiu uma admiração pelo trabalho do meu oftalmologista. Durante a graduação na faculdade, ao cursar a disciplina de Oftalmologia e vivenciar os benefícios que a profissão proporcionaria para a visão das pessoas, não tive mais dúvidas de que eu pretendia trabalhar nesta especialidade”, conta o médico.
Ao longo de mais de duas décadas no Braille, Gondim já exerceu o cargo de diretor clínico e hoje coordena uma equipe com 50 oftalmologistas e 14 médicos residentes, que se preparam para se tornarem novos especialistas.
Desde 2018, o instituto também abriga um programa de residência médica em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí, reforçando sua contribuição na formação de profissionais qualificados.
Referência em prevenção e tecnologia
Com especializações em glaucoma, catarata e cirurgia refrativa, realizadas na Unicamp, Unifesp e na Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), dr. Everton segue firme no propósito de promover o acesso democrático à saúde ocular.
“O acesso da população ao atendimento e tratamento de Oftalmologia de qualidade é a melhor forma de promover a prevenção da cegueira. O impacto positivo na vida das pessoas é incalculável”, afirma.
O Instituto Jundiaiense Luiz Braille segue como símbolo de excelência técnica e sensibilidade humana, valores refletidos no olhar atento e na dedicação do médico que há 20 anos transforma vidas com o poder de enxergar melhor o mundo.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5
[tdj-leia-tambem]