HU Jundiaí

A qualidade dos serviços prestados, a gestão eficiente, segurança dos pacientes e o nível de excelência atingidos pelo Hospital Universitário (HU) de Jundiaí garantiram a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) Nível 2, conforme avaliação da Fundação Vanzolini.

Recentemente, o HU recebeu melhorias na sala de emergência do Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia, no Ambulatório Assistencial da GEO e teve ampliado o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal de 10 para 20. A mais recente foi a entrega a UTI Pediátrica, que ampliou o espaço em 72% com investimento de R$ 849,2 mil.

De acordo com a entidade, o processo de acreditação do qual passou o HU comprovou “a busca por melhoria contínua e mudanças positivas em processos como modelos de gestão, interação e desempenho entre os processos, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, gestão por resultados, desfecho clínico e segurança dos pacientes; e relação com fornecedores e prestadores de serviço”.

Quartos confortáveis para o atendimento de paciente e acompanhante (Foto: PMJ)

Neste contexto, a Fundação Vanzolini está entre as principais IACs (Instituições Acreditadoras Credenciadas) da certificação ONA no Brasil. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde).

[tdj-leia-tambem]

A Acreditação ONA é um método de avaliação sistêmica que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no Setor da Saúde. Por meio da certificação as organizações de saúde adquirem reconhecimento público e proporcionam, com base em determinados padrões, a qualidade dos serviços prestados.

Solenidade

A certificação alcança pelo HU será celebrada num evento virtual, marcado para a próxima terça (20), às 8h30. Na ocasião, o hospital também vai entregar um novo anfiteatro e salas de aula. A videoconferência contará com a participação do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), do vice-prefeito Gustavo Martinelli (DEM), do presidente da Câmara Municipal, Faouaz Taha (PSDB) e do gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Eles serão recepcionados pelos professores Dr. Evaldo Marchi e Dra. Ana Carolina Marquesini de Camargo, respectivamente, diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí, e por Fernando Berssaneti, diretor da área de certificação da Fundação Vanzolini.