Criança salva primo com manobras de ressuscitamento
Garotinho de 7 anos salva primo

Na última terça-feira (03), um menino de apenas sete anos salvou seu primo que estava engasgado com espinha de peixe, em Barreto (PI). Walter Neto aprendeu as manobras aplicadas em seu primo com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Davi Ilírio de três anos foi socorrido, primeiramente, pela avô e tia do garoto, mas quem conseguiu desengasgar o garoto foi Walter que afirmou em entrevista ao G1 que manteve a calma enquanto fazia a manobra e, pela terceira vez, a criança cuspiu a espinha.

“Ele disse que poderia ajudar e sabia o que fazer, ele percebeu nosso desespero e entrou em ação. O fato dele ter conseguido e de saber que ele tem a capacidade foi o que me deixou mais feliz”, disse Ana, mãe de Walter.

Depois do episódio, a família ligou para o Samu para agradecer o trabalho dos professores. Pois, Walter faz parte do projeto voluntário Samuzinho, que é realizado por quatro profissionais a cada 15 dias.

O projeto atinge 60 alunos, entre sete e 13 anos, e busca ensinar os pequenos a como reconhecer situações de emergências e orientar os adultos sobre como proceder, como Walter fez.

LEIA TAMBÉM:

Comandante do Grupamento de Bombeiros Civis orienta como agir em caso de engasgamento

Médico surpreende casal surdo ao usar Libras em atendimento de emergência

Por meio do treinamento no Projeto Samuzinho, Walter pôde identificar que o pequeno Davi havia sofrido um engasgo total. O garoto lembrou qual manobra certa para aquele procedimento e executou a manobra de Heimlich, em que o socorrista se posiciona atrás da pessoa engasgada e, abraçando por trás, realiza uma forte pressão no diafragma, logo abaixo dos pulmões, forçando uma tosse para ajudar a desobstruir as vias respiratórias.

O projeto também ensina as noções básicas de primeiros socorros e orientações para identificar engasgos, desmaios, paradas cardíacas e o que fazer nestas situações.

Fonte: G1