Hospital da Criança do Grendacc quadruplicou o número de procedimentos cirúrgicos em 5 anos

O Hospital da Criança do Grendacc completa, nesta sexta-feira (21), cinco anos de existência e, nesse tempo, o número de cirurgias pediátricas, sendo elas oncológicas, ortopédicas, cirurgia geral e de lábio leporino, quadruplicou. E a instituição continua trabalhando arduamente para tornar-se referência em especialidades pediátricas como já é no tratamento oncológico e hematológico em Jundiaí e região.

O hospital também aumentou em 25% o número de atendimentos nas mais diversas especialidades pediátricas, com ênfase em neuropediatria, e em 2021 foram 637 pacientes nesta especialidade. “Agradecemos a ajuda da sociedade, que sempre esteve ao nosso lado nesses 26 anos de Grendacc, com colaborações mensais ou esporádicas. Elas são de extrema importância para a nossa instituição”, frisa Isabela Bastos Cardoso, presidente do Grendacc.

A presidente salienta que essas colaborações ajudam a pagar os custos do hospital, que giram em torno de R$ 1,5 milhão por mês. Os convênios e as parcerias com as prefeituras ainda não são suficientes para cobrir os custos dos tratamentos oncológicos, que são extremamente caros, por isso a ajuda a sociedade é imprescindível. “Temos muito orgulho do que construímos nestes 26 anos de Grendacc e 5 anos de Hospital da Criança. Somos muito gratos a todos que nos ajudaram a chegar até aqui! Seguiremos sempre com muito profissionalismo, buscando levar cada vez mais serviços de qualidade e atendimento humanizado para as famílias da nossa região”, afirma Isabela.

Desde o início do ano, o Hospital da Criança passou a realizar o exame de nasofibrolaringoscopia para adultos e crianças por meio de convênios e particular; e somente para adultos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) das cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Jarinu e Itupeva. O Grendacc ressalta que os exames por meio do SUS não podem ser agendados diretamente no hospital, eles devem ser encaminhados pelos postos de saúde ou hospitais de cada município.

Foto: O exame de nasofibrolaringoscopia é realizado no consultório, Paciente: Adevar de Almeida

[tdj-leia-tambem]

Esse procedimento é realizado pelos médicos otorrinolaringologistas Viviane Martori Pandini e Juliano de Alencar Vasconcelos, que contam com a ajuda de 10 residentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Segundo Viviane, esse exame é praticamente uma extensão do exame físico. É indicado quando o paciente apresenta queixas de coriza, ronco, sangramentos recorrentes, alterações de voz que sejam persistentes, dores de cabeça e garganta e tosse crônica. Ele é feito por meio de um aparelho chamado endoscópio –  um tubo fino e flexível com uma câmera na ponta – que permite ver do nariz até a entrada da traqueia. “É um exame feito no próprio consultório, apenas com anestesia tópica local”.

Outra novidade, que foi implantada no Hospital da Criança em dezembro de 2021, é os óculos de realidade virtual. Essa ferramenta é utilizada na coleta de sangue das crianças e é uma forma de distrair os pequenos pacientes durante a punção venosa – ou mesmo na punção digital, aquele da pontinha do dedo.

Já foram realizados 145.992 exames por nossa equipe de enfermagem, que é treinada para atender crianças e adolescentes. Aliás, esse é um dos principais diferenciais da instituição: Ter uma equipe de médicos, enfermagem e multidisciplinar amplamente capacitada e especializada em atendimento pediátrico.