
Além da excelência no tratamento contra o câncer e doenças hematológicas e com o intuito de se tornar referência no atendimento pediátrico de Jundiaí e região, o Hospital da Criança do Grendacc busca, cada vez mais, oferecer consultas com especialistas pediátricos, exames e cirurgias com médicos altamente qualificados.
Investindo em muitas parcerias neste ano, uma delas com a médica otorrinolaringologista Regina Mizutani, possibilita que as crianças realizem o exame BERA, com sedação no centro cirúrgico., e fazendo com que o Grendacc seja o único hospital na cidade a fazer este procedimento.
Outras novidades são o exame de ecocardiograma fetal, feito pela médica cardiologista Claudia Davini; e a cirurgia para correção de lábio leporino, executada pelo renomado cirurgião plástico Rafael Denadai, somente para pacientes particulares. As cirurgias começaram a ser realizadas no Hospital da Criança em abril deste ano e até agora já somam 21, todas bem-sucedidas.
[tdj-leia-tambem]
Já o ecocardiograma fetal atualmente é agendado apenas para pacientes particulares, mas está sendo oferecido para convênios e prefeituras da região. Esse exame é capaz de ver as alterações do coração do bebê, e pode avaliar toda a sua estrutura, inclusive o ritmo. Segundo a especialista, o indicado é fazer o exame entre a 18ª semana de gestação e a 28ª. “Com o exame podemos prever as más formações que necessitem de uma intervenção e, se necessário, programar o nascimento em um centro especializado em cardiologia e cirurgia cardíaca infantil, garantindo assim que o bebê tenha o melhor atendimento”, explica Claudia.
O exame BERA com sedação começou a ser realizado na instituição em março deste ano para conveniados da Unimed, mas o Grendacc já o ofereceu para os demais convênios e também para as prefeituras da região. Ao todo 34 exames já foram feitos no centro cirúrgico do Hospital da Criança. O BERA é feito mais frequentemente em crianças e bebês, principalmente quando há algum risco de perda auditiva devido a condições genéticas ou quando há um resultado alterado no teste da orelhinha, que é realizado logo após o nascimento.
Segundo Isabela Bastos Cardoso, presidente do Grendacc, o Hospital da Criança tem profissionais altamente qualificados em diversas especialidades pediátricas e quer levar esse atendimento para mais famílias de Jundiaí e região. “Ao nos tornarmos referência em especialidades pediátricas iremos aumentar o volume de atendimentos realizados pela nossa instituição e assim fazer com que o Hospital da Criança seja autossustentável. Isso faz parte do processo de profissionalização que estamos trabalhando desde 2020”, explica.