
Na tarde desta terça, dia 3, a equipe da Comissão Intra Hospitalar de Transplante (CIHT) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo realizou a primeira captação de órgão de 2023.
A família doadora é a de um homem de 37 anos, vítima de acidente de trânsito, e o órgão doado é o fígado, que seguirá para transplante no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.
O órgão será levado à capital por meio rodoviário, pois o período em que o fígado resiste em boas condições entre a retirada de um paciente e transplante em outro é de 12 horas.
Em 2022, o São Vicente acompanhou 45 pacientes com morte encefálica confirmada, sendo que deste total, apenas 10 efetivaram a doação de órgãos, somando 51 órgãos doados a pacientes que aguardavam na fila por um transplante. Dos 35 pacientes que não efetivaram a doação, sete tiveram a recusa da família e outros 28 apresentaram contraindicação ou ausência de responsável legal.
A enfermeira coordenadora do CIHT, Thais Fernanda da Rocha Santos, reforça que a doação só pode ser consentida pela família e que, portanto, é essencial que o assunto seja tratado com naturalidade, permitindo que a família, ao se deparar com a perda de um ente querido, possa tomar a decisão mais acertada para o momento.