
O Hospital Santa Lucinda aplicou um lote de vacina contra a Hepatite B fora do prazo de validade. Segundo o hospital, assim que a situação foi identificada, a Vigilância Sanitária de Sorocaba foi notificada. De acordo com o g1, o hospital não revelou quantas crianças receberam o imunizante, e segundo a prefeitura, as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária foram informadas sobre o caso e “tomaram todas as devidas providências e acompanham de perto”.
Ainda segundo o hospital, quando foi constatada a situação as equipes médicas acompanharam o caso e iniciaram um levantamento das razões pelas quais isto ocorreu “e se haverá a necessidade de aplicar uma nova dose dessa vacina”.
[tdj-leia-tambem]
A infectologista Naihma Fontana explicou ao g1 que pode não ocorrer problema a quem recebeu a dose vencida. “Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida. Não há risco de quaisquer reações ou efeitos colaterais além das relatadas para os tipos específicos de vacina. Há somente o risco de não gerar imunidade específica e adequada para aquela vacina.”
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		