Um sistema conectado ao andador e controlado com botões estimula o movimento das pernas (foto: Reprodução/YouTube)
Um sistema conectado ao andador e controlado com botões estimula o movimento das pernas (foto: Reprodução/YouTube)

Um implante elétrico fez com que três pacientes, que tinham paralisia completa da cintura para baixo há mais de um ano por conta de lesões na medula espinhal, voltassem a andar com o apoio de muletas ou andadores. “Todos os três pacientes imediatamente após a cirurgia conseguiram se levantar e andar”, disse Jocelyne Bloch, do Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, que realizou a cirurgia.

O sistema de implante é controlado por software de inteligência artificial que estimulam eletricamente os nervos da região da medula espinhal que ativa os músculos do tronco e das pernas.

[tdj-leia-tambem]

O italiano Michael Roccati, de 29 anos, foi dos três pacientes que passou pela cirurgia. Ele teve a medula espinhal completamente rompida após um acidente de moto. Ele estava em uma cadeira de rodas há quatro anos, sem nenhuma sensação nas pernas e foi a primeira pessoa do mundo a conseguir andar depois deste tipo de lesão.

Com o novo eletrodo implantado em sua medula espinhal, Michael só precisou apertar um botão anexado em seu andador. O aparelho está conectado sem fio a um tablet que encaminha os sinais para um marca-passo implantado em seu abdômen, que retransmite os sinais para o eletrodo espinhal implantado que estimula neurônios específicos, fazendo com que ele consiga se mover.

Veja os primeiros passos dados pelo italiano