
Neste mês, Jundiaí registra queda de 40% nas doações de sangue. De acordo com a Associação Beneficente de Coleta de Sangue – Colsan, o número caiu em decorrência do período de férias e inverno.
A instituição, que atende 14 hospitais na região, sendo o de maior consumo o Hospital São Vicente de Paulo (HSV), organizou campanhas para captação de doadores já cadastrados, em empresas e instituições parceiras.
O objetivo é salvar vidas, como a do pequeno Rafael, de 2 anos, que foi diagnosticado com uma doença rara chamada Síndrome Hemolítica Urêmica, uma bactéria que libera toxinas e que causa insuficiência renal, e precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no hospital particular da Sobam.
De acordo com a mãe de Rafael, Karina Badem, o menino precisou realizar diálise, além de transfusão de sangue, plaquetas e antibióticos para a infecção.
Após 13 dias internados, Rafael recebeu alta do hospital. Karina agradece todos amigos, familiares e profissionais do hospital que acompanharam a recuperação de seu filho.
Para retribuir todos cuidados que Rafael teve, Karina promoveu uma pequena campanha de conscientização. “Como Rafael precisou de transfusão, nada mais justo conseguir o maior número de pessoas para salvar vidas de quem precisa. Doar sangue também é um ato de amor”, ressalta.
Os interessados em doar sangue deve ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos), pesar acima de 50 quilos, estar alimentado e portar documento oficial e original com foto.
Serviço:
Colsan Jundiaí
Endereço: Rua XV de Novembro, 1848.
Telefone: (11) 4521-4025
Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30 (exceto feriado) .
Estacionamento: Avenida dos Ferroviários, 210.